top of page

Por que o Business Intelligence é importante para qualquer tipo de negócio?


Muitos acham que trabalhar com Business Intelligence (BI) não pode ser usado em qualquer organização, acreditando que isso seja uma exclusividade de empresas de grande porte. Nesse conteúdo, vamos provar que isso é um tremendo engano, pois já há inúmeras soluções de BI que podem (e devem) ser implementadas por todo tipo de negócio.

As demandas do mercado atual estão em transformação, isso é inegável. A relação entre consumidores e empresas ganha novas configurações, sendo uma das principais mudanças nessa dinâmica a democratização de produtos e serviços por meio da internet.

Se antes o consumidor tinha acesso a opções limitadas, ficando a mercê das marcas que alcançavam as grandes mídias, hoje, graças à era da informação, ele tem maior poder de escolha. Esse pequeno detalhe faz toda a diferença, tanto para os próprios clientes quanto para pequenas e grandes empresas, criando uma concorrência cada vez mais desafiadora.

Entenda como funciona essa prática e saiba por que o BI é importante para qualquer tipo de negócio!

Benefícios do Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence têm como função básica a organização, visualização e interpretação de dados para gerar insights, que, por sua vez, geram decisões mais alinhadas com os objetivos do negócio.

Por exemplo, que tipo de ação uma esmalteria que implanta uma pesquisa sobre as marcas de esmaltes favoritas das clientes poderia criar em cima dos dados gerados? Um dos resultados possíveis é um investimento naquelas que seu público prefere.

Como impacto real no negócio, essa pequena ação interpretativa traz a otimização de recursos e a diminuição de gastos com produtos que não serão utilizados.

Essa lógica pode ser levada para todos os setores, desde a gestão de pessoas até as ações de marketing, representando, em todos os níveis, a essência do BI.


Ferramentas de bi para qualquer tipo de negócio

Vimos em um exemplo resumido a importância da análise de dados para os negócios. Porém, existem formas muito mais profundas de analisar informações geradas pela organização, vamos mostrar algumas funções possíveis das ferramentas de BI que cumprem seu papel em qualquer tipo de organização.

SERVIÇOS FINANCEIROS

As soluções de BI fornecem visualização dos dados que as empresas precisam para gerir as vendas dentro de sua base de clientes. Além disso, podem fazer uma leitura sobre seu público, recomendando aos agentes de produto as propostas que podem fazer aos seus clientes.

O BI tem sido uma fonte sólida de conhecimento e perspectivas para as marcas desse setor. Seus benefícios se dividem em:

  • Gestão das vendas

  • Expansão do portfólio de clientes

  • Distribuição de KPI’s operacionais

  • Maximização da lucratividade

  • Otimização de recursos

  • Redução de custos


RESTAURANTES E COMÉRCIO DE ALIMENTOS

Restaurantes e demais estabelecimentos no setor de comércio de alimentos necessitam de informações precisas para conhecer de fato o seu negócio e, por isso, também devem usufruir das vantagens do BI.

Algumas visualizações e KPIs que podem ser obtidos com o Business Intelligence nesse setor:

  • Aumentar a visibilidade de fornecedores sobre o seu produto em relação à concorrência

  • Conhecimento necessário para os gestores administrarem seu estabelecimento com eficiência e lucratividade

  • Demonstrar o valor do negócio para investidores, prevendo o retorno esperado para potenciais franquias


CUIDADOS DE SAÚDE

O BI aplicado na Saúde não traz somente resultados numéricos, ele pode elevar o impacto que as instituições possuem na saúde de seus usuários. Sabendo que a gestão desses estabelecimentos reflete diretamente no atendimento de pacientes, essa prática ultrapassa objetivos econômicos, atingindo a qualidade de serviços.

Portanto, ter uma visualização de dados interativa e flexível, que respeite parâmetros pré-definidos (necessários para alcançar os resultados esperados), pode elevar a performance dos serviços prestados por uma instituição de saúde, por exemplo.

--

O BI serve para qualquer tipo de negócio, transformando dados de todas as naturezas em material mensurável.

O Business Intelligence é importante para toda empresa que queira ser bem sucedida e queira utilizar conhecimento gerado por ela mesma para tornar seu produto ou serviço mais competitivo.


Postado por Bruno Guerra no Blog da IN

Quer saber mais acesse www.in1.com.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão-Whatsapp-300x110.png
bottom of page