Como cruzar diferentes fontes de dados em seu relatório

 

Quem trabalha com gestão estratégica já percebeu que a tecnologia mudou a forma de exercer as atividades cotidianas.


O imenso aporte tecnológico que as organizações receberam nas últimas duas décadas foram capazes de alterar muitos processos e fluxos de trabalho, inclusive criando oportunidades para deixar a administração empresarial ainda mais precisa e completa.

Esta realidade colocou um novo desafio para o gestor de negócios: compreender a funcionalidade dos dados e o que está escrito por trás de tanta informação. Esta tarefa é complicada, ainda mais para quem não é especialista. Esta dificuldade torna-se ainda mais complexa quando é necessário acessar esses dados e visualiza-los em relatórios.

São tantas plataformas e sistemas gerando dados, que é preciso muita perspicácia na hora de acessa-los, interpretá-los e juntá-los em um único documento. Por isso, neste post você verá como é possível cruzar dados de distintos sistemas e bases em seus relatórios e qual a melhor maneira de realizar este procedimento.

 

Conheça sua base de dados

 

A primeira dica que podemos dar em relação à análise e compilação de dados em relatórios é: saiba quais são os dados gerados pela sua organização. Possui um ERP? Utiliza CRM? Possui presença digital nas Redes Sociais? Se a resposta para alguma das três perguntas foi sim, pode ter certeza que você terá um grande volume de dados e um imenso desafio na busca da transformação de dados em informações para análise.

Esses foram apenas alguns dos exemplos de sistemas que geram e armazenam dados, porém, uma empresa pode usar muitas outras