top of page

Como cruzar diferentes fontes de dados em seu relatório



Quem trabalha com gestão estratégica já percebeu que a tecnologia mudou a forma de exercer as atividades cotidianas.

O imenso aporte tecnológico que as organizações receberam nas últimas duas décadas foram capazes de alterar muitos processos e fluxos de trabalho, inclusive criando oportunidades para deixar a administração empresarial ainda mais precisa e completa. Esta realidade colocou um novo desafio para o gestor de negócios: compreender a funcionalidade dos dados e o que está escrito por trás de tanta informação. Esta tarefa é complicada, ainda mais para quem não é especialista. Esta dificuldade torna-se ainda mais complexa quando é necessário acessar esses dados e visualiza-los em relatórios. São tantas plataformas e sistemas gerando dados, que é preciso muita perspicácia na hora de acessa-los, interpretá-los e juntá-los em um único documento. Por isso, neste post você verá como é possível cruzar dados de distintos sistemas e bases em seus relatórios e qual a melhor maneira de realizar este procedimento.

Conheça sua base de dados


A primeira dica que podemos dar em relação à análise e compilação de dados em relatórios é: saiba quais são os dados gerados pela sua organização. Possui um ERP? Utiliza CRM? Possui presença digital nas Redes Sociais? Se a resposta para alguma das três perguntas foi sim, pode ter certeza que você terá um grande volume de dados e um imenso desafio na busca da transformação de dados em informações para análise. Esses foram apenas alguns dos exemplos de sistemas que geram e armazenam dados, porém, uma empresa pode usar muitas outras. É preciso conhecer as fontes de dados para que nada escape ao controle da gestão e para que os relatórios sejam ainda mais complexos. A empresa que não faz uso dos dados gerados por ela está perdendo uma oportunidade valiosa de deixar sua atuação ainda mais inteligente e estratégica, e monitorar possibilidades de melhoria e evolução de seus processos.


Faça os dados interagirem


Em suma, dados integrados já transmite a ideia de que estamos falando sobre informações que conversam entre si, mas como é possível fazer com que esses dados se correlacionem? A resposta está em uma Solução de BI que permita cruzar os dados, analisar e interpretar os mesmos. Muitas planilhas de dados possuem congruências em seus campos, o que faz com que os dados tenham a capacidade para serem utilizados em conjunto, criando uma análise ainda mais consistente e completa, porém, estamos falando de uma tarefa complexa e que exige um grande domínio técnico e da base de dados da empresa.


E como proceder para realizar essas duas etapas com sucesso?


Como você pode perceber, ambas as dicas dadas acima envolvem um grande conhecimento técnico e interpretativo relacionado à inteligência de dados e Data Preparation (que nada mais é do que a capacidade juntar dados importantes em um único documento ou relatório, e caso necessário realizar tratamento/higienização dos mesmos para um melhor resultado). Esse tipo de know-how muitas vezes não faz parte do dia a dia dos usuários de negócios da empresa, o que implica na necessidade de procurar outras formas de obter sucesso nessa empreitada. E mais uma vez, a tecnologia se prova um grande aliado da gestão estratégica. Sistemas como as Soluções Qlik foram desenvolvidos com um único objetivo: capacitar usuários não técnicos e nem especialistas em dados para gerar relatórios valiosos com base nos dados armazenados e gerados pela organização. A Qlik se apresenta como uma solução flexível e pronta para os negócios, capaz de transformar totalmente a realidade de uma empresa quando o assunto são seus relatórios estratégicos. Resumindo: a ferramenta dá autonomia para um usuário não técnico adaptar e transformar os seus dados em prol da análise precisa.


Procedimentos simples para tarefas complexas


A frase acima resume bem a principal vantagem do sistema. Ele é capaz de ler e analisar rapidamente todas as planilhas e base de dados fornecidas pela empresa, encontrando correlações que auxiliam o cruzamento dos dados e gerando uma visualização incrível.


Com poucos cliques, o usuário transforma montanhas de números complexos em informações compreensíveis e otimizadas distribuídas por um dashboard interativo. A mudança no formato e na apresentação das informações é algo que amplia a capacidade de entendimento e favorece a tomada de decisão, por isso é tão discutida a questão da visualização e apresentação dos dados.


Para fechar nossa reflexão, é importante mencionar que o uso de uma ferramenta como o Qlik Sense resulta na economia de tempo e na redução da chance de erro na hora de montar relatórios com base nos dados. Gestão estratégica é algo que demanda uma boa utilização do tempo e precisão analítica, por isso, se a sua organização quer mergulhar de vez na era da Análise de Dados, saiba que é preciso estar preparado, e nada melhor do que contar com uma ferramenta completa e capaz de entregar aos executivos aquilo que eles precisam para efetuar uma administração completa e inteligente do negócio. Se você quer conhecer um pouco mais sobre as soluções de business intelligence produzidas por nossa equipe, entre em contato conosco ou navegue pelo nosso site e blog, lá você irá encontrar outros conteúdos explicativos que foram desenvolvidos para retirar todas as suas dúvidas!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão-Whatsapp-300x110.png
bottom of page