Uso de dashboard para a gestão de frotas

Gerir uma frota que seja eficiente é uma tarefa repleta de desafios. Os gestores, geralmente, estão atolados de afazeres como: organizar a equipe, controlar gastos com manutenção e combustível, planejar rotas, etc. Tudo isso faz com que eles tenham menos tempo para analisar os dados da frota, o que torna toda a gestão perigosa, porque qualquer decisão tomada pode mudar totalmente o rumo do negócio. Se as decisões forem certeiras, "tudo ok". Mas, nem sempre é assim. Uma decisão errada pode significar o fim da empresa.

 

Por isso, é preciso reduzir os riscos de erros e só é possível reduzi-los quando se está atento a todos os detalhes da operação logística o mais rápido possível. Ou seja, a "chave" de um negócio de sucesso é acompanhar de forma minuciosa as operações e coletar informações a fim de realizar uma gestão pautada na análise de dados.

 

Para fazer isso, o ideal é utilizar ferramentas que organizem as informações e facilitem o entendimento delas. Esse "trabalho", até então, era feito manualmente ou com o uso de planilhas. Mas, atualmente, já existe uma solução ainda mais prática que realiza essa função: o dashboard.

O que é um dashboard?

 

Um dashboard nada mais é do que um painel que centraliza e ajuda a administrar todo tipo de informação importante e estratégica de uma determinada empresa. No caso de organizações logísticas, a ferramenta permite uma visão centralizada dos principais indicadores logísticos como por exemplo: entregas dentro e fora do prazo; tempo de carregamento de produtos; tempo de entrega médio; custos com quilome