Certificado:

Rba Gestão Inteligente 2019. Todos direitos reservados.

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn RBA Gestão Inteligente
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social

Quais métricas são importantes para o marketing e vendas de uma empresa e-commerce? Conheça as melhores práticas para o segmento

 

 

Tomar decisões está cada vez mais complexo. Conforme aumenta a quantidade de fontes de informação estratégica, maior a necessidade de se ter uma ferramenta de mensuração de resultados eficiente, que ajude marketing e vendas a serem mais assertivos em suas escolhas.

É por essa razão que o conceito de data driven (direcionamento por dados) está se consolidando no mercado. Por meio de tecnologias como o Business Intelligence, podemos tornar nossas empresas mais eficazes na análise de dados e consequentemente na tomada de decisão.

 

Que tal descobrir quais são as métricas mais importantes de marketing e vendas para uma empresa de varejo online? Siga em frente!

 

Custo de aquisição de leads (CAL)

 

O custo de aquisição de leads é a soma de todo o investimento feito na captação de leads dentro de um determinado período, como um mês, dividido pela quantidade de leads adquiridos no mesmo período.

 

Imaginando que você tenha investido R$ 5.000,00 em marketing e vendas e tenha gerado 20 mil leads, seu custo de aquisição de leads é de R$ 0,25. Para facilitar:

 

CAL = NÚMERO TOTAL DE LEADS / CUSTO TOTAL DE MARKETING E VENDAS

 

Custo de aquisição de clientes (CAC)

 

Também é importante saber quanto custa converter um novo cliente para a organização, para saber se os seus investimentos estão mesmo trazendo rentabilidade para o negócio. O CAC é calculado de forma semelhante ao CAL:

 

CAC = NÚMERO TOTAL DE CLIENTES ADQUIRIDOS / CUSTO TOTAL DE MARKETING E VENDAS


Taxa de conversão

 

A taxa de conversão é o percentual de leads que se tornam clientes. O papel do Business Intelligence aqui é identificar quais estratégias de marketing e vendas são mais efetivas na transformação de um lead em cliente, utilizando o data driven para orientar a equipe nos ajustes necessários para aumentar o percentual de conversões.

 

TAXA DE CONVERSÃO = (NÚMERO DE CLIENTES / NÚMERO DE LEADS) X 100

 

Lifetime Value (LTV)

 

O LTV corresponde ao tempo de permanência de um cliente junto à sua empresa. O aumento do LTV depende de uma boa estratégia de fidelização de clientes e impacta diretamente na rentabilidade do negócio.

 

Um cliente fiel compra mais e mais vezes, reduzindo a necessidade de captação de novos clientes e mantendo o faturamento da sua empresa estável, o que se reflete num menor custo de aquisição de clientes. O cálculo também é simples:

 

LTV = TICKET MÉDIO