Quais as métricas mais importantes para a sua área de RH

June 27, 2017

 

 

Nas últimas duas décadas, o setor de recursos humanos passou de uma simples área de apoio para um dos braços direitos de qualquer organização. Isso porque chegou-se à conclusão de que são as pessoas que formam a empresa as principais responsáveis pelos resultados.

 

Foi a partir de então que começou-se a falar em capital intelectual, retenção de talentos e planejamento de carreira, termos que hoje são comuns em qualquer empresa.

 

Para termos um bom controle de resultados neste sentido, é fundamental utilizarmos os sistemas de gestão da organização para promover uma excelente mensuração de dados. Obviamente, o Business Intelligence pode contribuir - e muito -  para acelerar tais análises.

 

No post de hoje, separamos os indicadores de performance (KPIs) mais importantes da área de RH para que você comece a acompanhá-los agora mesmo.

 

Competitividade salarial

 

Não adianta fazer o controle de dados de produtividade, absenteísmo, eficiência, se não proporcionamos o ambiente adequado para o crescimento profissional de nossos colaboradores e também condições financeiras compatíveis com o mercado.Quando tentamos reter talentos na organização, precisamos, primeiramente, avaliar se estamos oferecendo benefícios adequados para que as pessoas queiram permanecer.

 

Neste sentido, você deve avaliar qual é sua competitividade salarial. Some a remuneração total de todos os funcionários, dividindo pelo total de empregados. Assim você terá o salário médio da sua empresa. Então compare com o mercado, fazendo benchmarking com outras empresas do mesmo segmento.

 

Se a remuneração da sua empresa for igual ou superior, ótimo. Se for inferior, é preciso rever sua política salarial para manter os talentos bem próximos à você.

 

Custo da força de trabalho

 

A folha de pagamento costuma ser uma das despesas fixas de maior representatividade em qualquer organização. Por esse motivo, em momentos de crise, passamos a analisar as possibilidades de redução deste custo.