Os principais KPIs da Gestão de Negócios

 

 

Existem inúmeros tipos e formatos de KPIs dependendo da área de atividade, foco e filosofia da sua empresa. Cabe aos executivos determinarem quais serão acompanhados, mas listamos aqui alguns dos Indicadores-Chave de Sucesso mais comuns que se encontram em companhias de todos os ramos.

 

ROI

 

O ROI (Retorno de Investimento) é uma métrica que, está na moda. Sua popularidade provavelmente se deve à sua simplicidade e capacidade de retratar o sucesso.

 

A medida de ROI é a seguinte: quantos Reais de retorno foram obtidos por Real investido? Um ROI de valor 2, significa que, para cada R$ 1,00 investido, o retorno foi de R$ 2,00. Simples e eficiente. Pode ser aplicado em vários aspectos, como verba de Marketing Digital, no qual se consegue facilmente medir o retorno para cada mídia veiculada, por exemplo.

 

Volume de vendas, Margem, Win Rate e Lead Time

 

Este é um KPI clássico. Geralmente, uma empresa vai bem quando vende bem, e vende muito. Mas há várias formas e maneiras de se calcular o Volume de Vendas: transações únicas e receita são as mais comuns, e também existem variações que atendem a cada segmento de fo