Certificado:

Rba Gestão Inteligente 2019. Todos direitos reservados.

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn RBA Gestão Inteligente
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social

Os principais KPIs da Gestão de Negócios

 

 

Existem inúmeros tipos e formatos de KPIs dependendo da área de atividade, foco e filosofia da sua empresa. Cabe aos executivos determinarem quais serão acompanhados, mas listamos aqui alguns dos Indicadores-Chave de Sucesso mais comuns que se encontram em companhias de todos os ramos.

 

ROI

 

O ROI (Retorno de Investimento) é uma métrica que, está na moda. Sua popularidade provavelmente se deve à sua simplicidade e capacidade de retratar o sucesso.

 

A medida de ROI é a seguinte: quantos Reais de retorno foram obtidos por Real investido? Um ROI de valor 2, significa que, para cada R$ 1,00 investido, o retorno foi de R$ 2,00. Simples e eficiente. Pode ser aplicado em vários aspectos, como verba de Marketing Digital, no qual se consegue facilmente medir o retorno para cada mídia veiculada, por exemplo.

 

Volume de vendas, Margem, Win Rate e Lead Time

 

Este é um KPI clássico. Geralmente, uma empresa vai bem quando vende bem, e vende muito. Mas há várias formas e maneiras de se calcular o Volume de Vendas: transações únicas e receita são as mais comuns, e também existem variações que atendem a cada segmento de forma específica.

Uma derivação deste clássico é “Estamos vendendo bem?” Medir a margem de lucro, a taxa de conversão (Win Rate) e o tempo de cada venda (lead time) pode ser tão ou mais importante do que o volume de vendas em si.

 

Por exemplo, se uma Taxa de Conversão é de 50%, quer dizer que metade das tentativas de vendas obteve sucesso. Nos sites de e-commerce do Brasil, no entanto, a média da Taxa de Conversão é um pouco maior do que 2%, o que significa que, de cada 100 pessoas que entram em lojas virtuais, apenas 2 acabam comprando o que procuram.

 

Para calcular o Win Rate (Taxa de Conversão), ou seja, a porcentagem de negócios concretizados, basta dividir a quantidade total de novos clientes pelo número total de leads de um determinado período. Ou seja? Win Rate = Nº de Novos Clientes / Número Total de Leads.

 

No caso do KPI Lead Time, o mesmo é calculado a partir da medição do tempo compreendido entre a formalização da compra por parte do cliente e a entrega do produto ao comprador. Ter o produto em estoque pode maquiar este índice, de fato, o mesmo deve considerar o início da cadeia de produção até a entrega. Ou seja, é caminho completo de passagem por todas as operações necessárias para a entrega do produto.

 

Funcionários satisfeitos

 

Assim como é importante vender muito e bem, também é de grande valor ter a sua equipe feliz e satisfeita no seu  ambiente de trabalho. São eles que impulsionam sua empresa adiante, e há uma forma de calcular e medir a satisfação de seus colaboradores para garantir o sucesso da empresa.

Para isso, você pode medir o nível ESI (Employee Satisfaction Index) através de um questionário com 3 questões pontuais:

  • Qual seu nível de satisfação com seu local de trabalho?

  • Como o lugar de trabalho satisfaz suas expectativas?

  • Quanto falta para que seu trabalho lhe satisfaça plenamente?

Para cada questão, atribua um valor de 1-10, logo, aplique a seguinte fórmula:

{[(Soma de todas as respostas÷3)–1]÷9}x100=ìndice de satisfação

O ideal é que o resultado seja 100%, mas você pode considerar o piso de 66% como aceitável. Caso o cálculo