BI na gestão escolar: otimize os processos com total controle operacional

 

 

A importância do uso da tecnologia no dia a dia das pessoas assim como para a sobrevivência dos negócios é um tema recorrente em sala de aula. Os cases inovadores de empresa como Uber, Netflix e Airbnb, por exemplo, são frequentemente apresentados aos alunos como forma de estimulá-los a pensar sobre o assunto.

 

Entretanto, por mais contraditório que possa parecer, um dos principais empecilhos do crescimento das instituições de ensino são as falhas de integração, comunicação e falta de informações rápidas e precisas para a tomada de decisão interna.

 

Entenda como o BI pode ajudar a melhorar a gestão educacional

 

O Business Intelligence nada mais é do que a implementação de processos inteligentes de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de informações. Isso é feito com o apoio de uma solução de BI que permite que os gestores tenham dados em mãos para uma tomada de decisão assertiva.

 

E é simples entender a importância de ter uma ferramenta de BI na sua escola. Por exemplo, reflita como é o processo atual para gerir as inadimplências? O departamento financeiro tem acesso imediato sobre o atraso das mensalidades e consegue planejar uma ação para tentar reverter o problema em tempo?

 

Quando pensamos na competitividade do mercado, como é feita a análise de crescimento da instituição ou o controle de evasão dos alunos? Os gestores têm informações sobre os comportamentos, interesses e necessidades dos seus alunos e conseguem planejar ofertas aderentes ou campanhas de marketing que sanem as dores do público-alvo?

 

Informações para aumentar a competitividade

 

A utilização do BI na gestão educacional se torna essencial para suprir essas necessidades.

Além disso, trata-se de uma solução valiosa para apoiar a realização das análises de mercado e do desempenho da concorrência, fatores fundamentais para garantir a inovação do negócio e, consequentemente, reter os alunos.

 

Sem esse tipo de informação fica complicado para a área de marketing direcionar seu planejamento e desenvolver ações de comunicação que gerem negócios para as escolas.

 

 

Assertividade no gerenciamento para a saúde financeira

 

O uso do BI na gestão escolar permite também a realização da análise inteligente dos dados, o que simplifica a visão dos gestores sobre o mapa financeiro das instituições de ensino, incluindo informações consolidadas sobre receitas, despesas, bolsas, convênios, descontos, inadimplência, número total de matriculados e novos alunos.

 

Essas informações são imprescindíveis para tomar decisões de investimento e previsão de resultados. Um bom software de gestão aliado a uma ferramenta de BI diminui as chances de erros humanos e proporciona mais segurança no controle de toda a operação.

 

Considere o uso do Business Intelligence para otimizar a gestão da sua escola e tenha a facilidade de gerenciar os principais dados internos e externos em dashboard interativo, de fácil uso e visualização e, assim, ter uma tomada de decisão eficiente. 

 

Esse artigo foi publicado na Inteligência de Negócios 
http://blog.in1.com.br/

 

Deseja saber qual o nível de maturidade em marketing da sua empresa ? Clique aqui e saiba mais!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

COMO GARANTIR A QUALIDADE DOS DADOS GERADOS NA EMPRESA?

July 30, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags