Por que o Business Intelligence também é importante para as PMEs

December 8, 2016

 

 

Quando falamos de organização de dados, pensamos que o porte das empresas é fator determinante para a adoção ou não de ferramentas de Business Intelligence. Mas se engana quem considera essa uma regra. A tomada de decisões em pequenas e médias organizações é tão importante e determinante quanto em qualquer outro tipo de negócio e o simples acúmulo de informações em planilhas pode não ser o suficiente para a realização de insights e uma visão clara do que acontece nas diferentes áreas das companhias.

 

É verdade que os orçamentos das PMEs são menores, e cada investimento precisa ser comprovadamente essencial aos negócios. Mas é seguro dizer que o BI vai exatamente por esse caminho: auxilia na gestão das empresas, no cruzamento de dados, nas projeções de receita e outras funções que economizam tempo e otimizam o ritmo do trabalho, além de ser de bom uso para qualquer tipo de mercado.

 

O BI pode, ainda, alavancar o ritmo dos negócios e otimizar seus resultados. Como? Para começar, além de organizar informações, a partir de ferramentas é possível hierarquizá-las, para uma análise mais consistente. Dessa forma, é facilitada a previsão de eventos e, consequentemente, a tomada de decisões mais assertivas.

 

Com o BI, as informações ta