A importância de tratar os dados para transformá-los em insights de negócios

 

 

Uma vez que se faz a captação de dados da empresa, é preciso saber o que fazer com eles. Informações brutas raramente são úteis.

 

Uma vez que se faz a captação de dados da empresa, é preciso saber o que fazer com eles. Informações brutas raramente são úteis. Além disso, não adianta capturar dados e ter um sistema desatualizado e sem padronização.

 

Quando falamos de análises de business intelligence ou business analytics deve-se sempre melhorar o dado para extrair a qualidade da informação.

 

A máxima do segmento de tecnologia da informação que diz que “se temos uma boa entrada, teremos uma boa saída”, se aplica perfeitamente na análise de dados. Se o dado entra de forma organizada e correta, é inevitável ter uma informação de qualidade na ponta.

 

Portanto, é necessário contar com ferramentas de BI com uma camada de ETL (Extrair, transformar e carregar) que ajudem na coleta, melhora da qualidade do dado assim como a interpretação dos dados proporcionando a definição de estratégias assertivas para as tomadas de decisões.

 

Segundo uma pesquisa feita pela KPMG Capital, 99% dos entrevistados acreditam que o Big Data é importante para a tomada de decisão. No entanto, 85% têm dificuldades para analisar e interpretar com cuidado os dados e apenas 25% aplicam os insights revelados por meio dos estudos.

 

Governança corporativa baseada em análises preditivas<