Conheça o potencial da inovação aberta: 6 lições para gerar mais resultados

October 13, 2015

Já imaginou deixar qualquer um dar pitaco e resolver problemas da sua empresa? Se a resposta é “não”, você precisa conhecer a inovação aberta.

 

 

Mais de 40% das ideias que chegam nas empresas mais inovadoras do mundo vêm de fora do portão. Inovação aberta é um conceito formalizado pelo prof. Henry Chesbrough, de Berkeley, que diz na prática que o “santo” de fora pode auxiliar bastante nos “milagres” da inovação. Dar ideias, melhorar processos, produtos vencedores, consumidores felizes e fiéis, são normalmente objetivos que os “santos” de casa buscam empreender para conquistar o paraíso. Mas nos dias atuais, o cliente, o fornecedor, o cidadão, o prospect, o professor universitário, estão cada vez mais interessados em contribuir com a inovação de uma empresa.


Neste trabalho em rede, a vontade de realizar das pessoas se soma a grandes resultados alcançados na resolução de problemas. Sejam simples ou complexos, grandes empresas vêm obtendo ROI’s acima de 100% em projetos que envolvem inovação aberta.


Como uma startup pode se beneficiar da inovação aberta?


O modo mais comum de realizar a inovação aberta é por meio da campanha ou desafio de inovação: reunir pessoas de forma a disputar pela resolução do problema em troca de algo (reconhecimento ou dinheiro).


Comece assim:


1.Eleja um problema prioritário
Faça um brainstorming com os colaboradores mais participativos do dia a dia da empresa e mapeie os principais problemas. Use a análise de fatos sobre os problemas, como tipos e frequências de