Business Model Canvas, passo a passo

November 17, 2016

Foi apresentado recentemente, no InfoQ Brasil, uma aplicação do método Canvas com foco no sucesso de Startups. Aqui mostramos mais detalhes e exemplos de como esta poderosa ferramenta, proposta por Alexander Osterwalder, pode contribuir para a inovação e a criação de valor para novos produtos.

 

O Business Model Canvas (BMC), ou "Painel de Modelo de Negócios", é uma ferramenta estratégica que contribui de forma significativa para a construção rápida e visual de novos produtos ou serviços. A aplicação do BMC consiste no uso de um painel dividido em nove grandes blocos, como mostra a figura abaixo, que representam os elementos fundamentais (building blocks) que compõem um modelo de negócio.

 

 

O objetivo central no exercício de preenchimento do painel é extrair propostas de valor que atendam e potencializem os principais objetivos desejados, antes de partir de fato para a formatação do produto ou serviço. Abaixo apresentamos a dinâmica de montagem do BMC (também chamado simplesmente de Canvas) sugerida por Osterwalder.

Montando o Canvas

Para aplicar o Canvas, mostrado na figura acima, pode utilizá-lo impresso (usando este pdf) em um tamanho A0 para facilitar o trabalho colaborativo; ou desenhá-lo em um quadro, pois seu layout é simples de ser replicado. Para preencher o Canvas é recomendado utilizar post-its, pois são fáceis de manipular.

 

David J. Bland escreveu também um artigo sobre como criar um Business Model Canvas usando o Google Docs. O Google Docs é uma boa opção para equipes geograficamente distribuídas, pois pode ser feito online e de forma colaborativa. Existe ainda uma versão para iPad disponível.

 

O Canvas, que apresentamos preenchido na figura abaixo, pode ser subdividido em duas grandes dimensões, sendo a dimensão mais à direita os elementos mais subjetivos e "emocionais" e os elementos da parte esquerda os mais estruturais e lógicos. Sugere-se preencher o Canvas da direita para a esquerda, pois assim é possível conhecer primeiro os anseios e desejos dos envolvidos para, em seg