5W2H: é hora de tirar as dúvidas e colocar a produtividade no seu dia a dia

February 15, 2016

Saiba o que é, como funciona e quando aplicar o 5W2H, uma ferramenta de gestão que pode economizar muito tempo e recursos para o empreendedor.

 

 

A situação é super comum: um empreendedor tem uma ideia bastante clara de um novo produto que deseja lançar, ou de uma atividade que pretende estabelecer. Já formou um time, que está motivado; já reuniu os recursos e até traçou um plano estratégico; porém, a realização deste plano é cheia de desafios, de impasses, e sobretudo de dúvidas. Se você já passou ou está passando por algo deste tipo, não deixe de ler este texto até o final. Porque aqui vamos falar sobre uma ferramenta que, quando bem aplicada, pode auxiliar a eliminar estas dúvidas e impasses, melhorando significativamente a gestão de seus projetos: o 5W2H.


Cinco dáblio o quê?


Comecemos pelo começo: o 5W2H (sim, nós sabemos, a sigla é estranha) é, na verdade, um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Essa sopa de caracteres corresponde, na verdade, às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:


5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)


Ou seja, é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais. Com estas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que vai te ajudar a seguir todos os passos relativos a um projeto, de forma a tornar a execução muito mais clara