COMO GARANTIR A QUALIDADE DOS DADOS GERADOS NA EMPRESA?

O uso da análise de grandes quantidades de dados para tomada de decisão já é uma realidade. Mas, é preciso ter certeza sobre a qualidade dos dados que estão sendo analisados pela organização para garantir que as informações sejam relevantes e positivas para o negócio. 


Inteligência analítica apoiando seu negócio

Na sua empresa, você e sua área de TI sabem se os dados estão com qualidade para suportar a tomada de decisão?


Como garantir a qualidade de dados gerados na empresa?


Qualidade de dados, ou data quality, é essencial para os processos, sejam eles operacionais, administrativos ou estratégicos. Ela pode ser decisiva para o sucesso do seu negócio e é determinada pela forma como a informação disponibilizada é inserida, manipulada e armazenada nas suas soluções tecnológicas. 

Se você está usando dados ruins, a análise e projeção, possivelmente, também serão ruins. 

Durante o processo de análise de dados para minimização de erros, é possível identificar, por exemplo, vulnerabilidades do negócio, comportamentos não usuais, dados imprecisos e outros erros. Só a qualidade dos dados permite implementar modelos preditivos (ID#8) para prever comportamentos e elencar subsídios para inovação.

O uso de software e ferramentas permite a empresas de diferentes portes e segmentos o acesso a informações de forma rápida e dinâmica. Entretanto, a mera coleta de dados não garante a qualidade da informação, nem revela a solução para o problema de negócios da organização. 

Por isso não basta pensar em ferramenta de Analytics, é preciso pensar no seu processo para identificar os pontos que precisam ser melhorados para garantir a qualidade dos dados e da sua tomada de decisão.

Um primeiro ponto para garantir a qualidade dos dados é definir a taxonomia, ou seja, classificar todos os dados dos setores analisados. Isso ajuda na comunicação entre diferentes grupos e possibilita que um padrão seja seguido para serem discutidos e compreendidos por setores diferentes da empresa.

Se sua organização já usa ferramentas integradas, que podem ser usadas em diferentes áreas da empresa, isso é mais fácil. Mas nem sempre é assim. Por tanto, fazer uma checagem e padronizar a comunicação é fundamental.

Você pode contar com ajuda de um parceiro especializado em projetos de Big Data e Analytics para ajudar a entender onde precisa focar para ter um processo pronto para decisão baseada em dados.


Assessment para identificar pontos a serem melhorados


Nesse cenário, a contratação de uma consultoria especializada, inserida no contexto de Big Data, para fazer um assessment inicial e verificar as principais dores pode ser um passo interessante para sua empresa.

Uma consultoria para análise inicial da situação vai ajudar a entender como encontrar as respostas que sua empresa espera do processo de Big Data e analytics. Com isso, atividades da operação e fontes de dados serão avaliadas, para identificar possíveis erros em processos de TI que geram dados sem qualidade.

O assessment permite antecipar quais serão as fontes de dados a serem analisadas, sejam os dados internos ou obtidos em fontes externas, o que evita retrabalho a frustração de projetos sem resultado. Além disso, essa consultoria para análise inicial permite avaliar quais ferramentas serão mais adequadas para sua empresa no que envolve Analytics.


Minimização de riscos em processos de TI: antes de analisar os dados


Toda análise de dados está sujeita a riscos, mas se sua empresas identificar as fragilidades nos processos e sistemas, gerando dados de qualidade, vai minimizar esses riscos

Nesse contexto, minimizar os riscos implica em garantir que suas equipes tenham acesso a dados verdadeiros, de fontes confiáveis e das ferramentas certas. Se forem identificados pontos falhos, é necessário corrigir o problema, seja em processo ou em ferramenta, para dispor de informação suficiente e confiável.

Com a contratação de um assessment ou consultoria, antes de implantar ferramentas para Analytics, uma avaliação no seu processo será realizada e as necessidades serão identificadas, em parceria com a área de TI da sua empresa.

A A10 acredita que a escolha de soluções de analytics e Big Data começa pelo entendimento do seu negócio e seus objetivos, antes mesmo de se falar em ferramenta. Além disso, é importante engajar suas áreas de negócio e tecnologia para que o processo de análise dos dados seja produtiva.

Se a sua empresa ainda não toma decisões com base em dados, ela precisa investir em analytics e Big Data. Para conhecer mais sobre a consultoria da A10 e seus diferenciais, visite nosso site.


Fonte: Blog A10


Entre em contato com a Rba Gestão Inteligente e saiba mais sobre como garantir a qualidade dos dados gerados de sua empresa.

Faça um pré diagnóstico conosco, é grátis.


#inteligenciaempresarial #businessinteligence #hotelaria #getaohoteleira

0 visualização

Certificado:

RB.Analítica 2020

Todos os direitos reservados

Botão-Whatsapp-300x110.png