top of page

Costa do Cacau implanta projeto de 'Destino Inteligente'

Em Assembleia extraordinária realizada pela Câmara de Turismo da Costa do Cacau na última terça-feira 22 de agosto de 2017 foi apresentado o Projeto de Inteligência Setorial que pretende tornar o destino 'inteligente'.

Formada por 8 municípios da região da Costa do Cacau, Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Itacaré, Una, Canavieiras, Santa Luzia e Pau Brasil e acrescida de mais dois, São José da Vitória e Ipiaú, a Câmara de Turismo da Costa do Cacau - CTCC foi recentemente restaurada e conta com nova diretoria eleita tendo como Presidente a Sra Cida Aguilar Diretora do Grupo Aguilar e Lima de Hotéis em Itacaré BA.

Já no início da gestão que tem apenas 2 meses, foi restituído grupos diretivos e técnicos da CTCC e revisados os planos estratégicos e também o PDITS que há mais de 4 anos estava paralisado. Tais projetos foram apresentados durante a Assembleia Extraordinária contando com a presença de todos os secretários de turismo dos municípios que fazem parte da CTCC, o Sr. Prefeito da Ilhéus que compôs a mesa de autoridades inicialmente e o Vice Prefeito de Itacaré e vários empresários do Trade Turístico e também do Diretor de Certificação e Qualificação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia o Sr. Divaldo Borges.

Contratado pela CTCC, o arquiteto de inteligência empresarial da Rba Gestão Inteligente - Christiano Penna apresentou o projeto que pretende dar à CTCC o monitoramento do cenário turístico.

O projeto consiste na utilização da poderosa plataforma Qlik para controle dos índices de execução dos planos, desenvolvimento dos critérios turísticos elaborados para avaliação dos destinos turísticos em todos os países do mundo pelo Banco Mundial. Ainda sobre as métricas, será também utilizado uma plataforma de gestão de reputação de marca que dará o controle aos municípios da CTCC a medida da Reputação média das marcas dos seus produtos turísticos e também a média global da CTCC e outras funcionalidades que monitorarão o fluxo turístico nos municípios. Assim, ações de treinamento e capacitação empresarial com o objetivo de melhoria dos serviços ofertados e entregues aos turistas daquele destino poderão ser realizados com o apoio de entidades parceiras e componentes da CTCC como o SEBRAE BA e executados pelas Secretarias de Turismo de cada município, cumprindo o objetivo de melhorar o ranqueamento daquelas marcas.

A aceitação do projeto foi praticamente unânime e municípios se mostraram por meio de seus secretários engajados nos projetos apresentados. A próxima assembléia está marcada para o início de setembro próximo já com índices de desempenho a serem publicados para os municípios.

Fique ligado. Clique aqui e inscreva-se para receber mais atualizações.

73 visualizações0 comentário
Botão-Whatsapp-300x110.png
bottom of page